terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bactéria que causa gonorreia adquire material genético humano


Cientistas da Northwestern University, nos Estados Unidos, encontraram fragmentos de DNA humano na bactéria da gonorreia. É a primeira vez que se registra uma transferência de material genético de humanos para bactérias. A pesquisa foi divulgada num artigo no jornal científico “mBio”.
Já era sabido que a transferência de genes ocorre entre diferentes bactérias e até mesmo entre bactérias e fungos. “Mas entre o DNA humano para a bactéria há um salto muito grande”, disse Mark Anderson, pós-doutor em microbiologia, um dos autores da pesquisa. “Esta bactéria teve de vencer muitos obstáculos para adquirir esta sequência de DNA”.
A descoberta mostra que a bactéria é capaz de se adaptar continuamente e sobreviver no hospedeiro humano. “Mas se este evento singular deu à bactéria da gonorreia alguma vantagem, não sabemos ainda”, afirmou Hank Seifert, colega de Anderson que também assina o estudo. “O próximo passo é descobrir o que este pedaço de DNA está fazendo”.
A gonorreia é uma das doenças mais antigas de que se tem notícia e uma das poucas exclusivas ao ser humano. É transmissível sexualmente e é particularmente perigosa para as mulheres. Se não tratada, leva à inflamação da pélvis e pode causar esterilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário